Análise de uma proposta de melhoria para o gerenciamento de resíduos de papel e papelão na Universidade de Caxias do Sul / RS.
Bento Gonçalves – RS, Brasil, 23 a 25 de Abril de 2014
Análise de uma proposta de melhoria para o gerenciamento de resíduos de papel e papelão na Universidade de Caxias do Sul / RS.
Sasha Leal dos Santos1, Bruna de Bittencourt2, Nícolas Reinaldo Finkler3, Vania Elisabete
Schneider4.
1
Instituto de Saneamento Ambiental/ Universidade de Caxias do Sul (slsanto1@ucs.br).
2
bbittencourt@ucs.br; 3 nrfinkler@ucs.br; 4 veschnei@ucs.br.
Resumo
A reciclagem é uma atividade em crescimento no mundo, já que além de diminuir a demanda por matéria-prima, reduz a quantidade de resíduos descartados e gera empregos e negócios rentáveis. Entre os materiais atualmente submetidos à reciclagem, destaca-se o papel, que pode ser apontado como uma das maiores fontes de resíduos nas empresas e universidades.
Para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde o estudo foi realizado, o papel é um material de grande representatividade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar uma proposta de revitalização de um projeto responsável pelo recolhimento de papel e papelão dos ambientes administrativos de um centro acadêmico (CCET) da instituição. Como instrumento de avaliação três caracterizações foram realizadas com vistas à determinação da composição gravimétrica. Ainda, estimou-se o potencial de arrecadação da venda dos mesmos para o centro e para a instituição. Encontrou-se para o CCET uma geração total de 7,03 kg e 50,72 litros diários, o que corresponde a 25,75 g/dia.pessoa. Os resultados apontaram uma arrecadação anual para o Centro e para a Instituição de respectivamente R$ 556,78 e R$
6.544,73. Este estudo propiciou um maior entendimento da geração dos resíduos de papel e papelão na universidade e denotou uma série de oportunidade de melhorias para o gerenciamento destes, tais como a intensificação de programas e ações de educação ambiental e ampliação a outros centros acadêmicos na