Tombamento
Avenida Moraes Sales – Lote 01 – Quarteirão 1075
Bem Tombado pelo CONDEPACC
Resolução nº. 17 de 24/02/1994
Descrição
O 1º Grupo Escolar, inaugurado em 1897, passou a chamar-se Grupo Escolar "Francisco Glicério" em 1917, homenagem ao político campineiro republicano morto no Rio de Janeiro em 1916, passando a funcionar como ginásio somente em 1971, função que mantém até hoje.
No local havia um jardim fronteiro, denominado Largo Riachuelo, isolando-se da via pública. Com o alargamento da Avenida Moraes Salles, no início da década de 50, a praça foi demolida. Segundo alguns documentos, o 1º Grupo Escolar foi construído por Ramos de Azevedo e apesar de ter passado por uma série de ampliações, para aumentar o número de salas de aula, conserva as mesmas características da época da construção.
O prédio caracteriza-se por uma arquitetura eclética, apresentando características neo-renascentistas, com forte predominância neo-gótica demonstrados em suas ogivas, frontão, elementos decorativos, trabalhos em ferro, pináculos etc. O prédio foi totalmente restaurado em 1994 e tombado pelo CONDEPACC no mesmo ano.
Pedido de Tombamento
Data de abertura do processo: 12/02/1991
Tombado: Resolução 017 de 24/02/1994
Este bem constitui portanto, um marco referencial para a memória escolar de Campinas, numa época em que a riqueza do café e a reforma nacional e estadual de ensino determinaram o desenvolvimento de nossa cidade.
Desta maneira o tombamento deste edifício se faz necessário por este Conselho. Além deste importante exemplar da arquitetura escolar, achamos de vital importância preservar.
Planta de Quarteirão
Fachada
Bibliografia
(ref. site Secretaria de