Os parques de belo horizonte
A cidade de Belo Horizonte, que um dia foi chamada de cidade jardim, ao longo dos anos perdeu muito em áreas verdes, mas ainda conserva 8,6 milhões de metros quadrados de patrimônio ambiental, dívidas em 71 parques distribuídos pela cidade. Estes parques conservam áreas importantes como a serra do curral, áreas de cerrado, mata atlânticas e importantes nascentes, além de mais de 200 espécies de animais e cerca de 1000 espécies de vegetais, a preservação destas áreas de solos permeáveis são de extrema importância para a recarga dos lençóis freáticos e proteção dos mananciais, conservando os recursos hídricos.
Para administrar e cuidar destes parques a prefeitura de BH mantém a (FPM) Fundação de Parques Municipais que tem como política de atuação promover a preservação do meio ambiente e garantir a infraestrutura de qualidade em suas unidades, para isso a fundação promove em parceria com outros órgãos da Prefeitura, instituições privadas, ONGs, voltários e outros, eventos culturais, esportivos e de sensibilização ambiental, dentre as atividades estão: oficinas de educação ambiental, trilhas ecológicas, atividade esportivas, jogos pedagógicos, apresentações teatrais, musicais e circenses, alem de exposições.
Ao estimular a frequência do publico a estes espaços a FMP busca garantir a apropriação valorização e preservação dessas áreas publicas, conciliando o respeito á natureza e a convivência harmônica da população.
Estes parques são ótima opção de lazer alem de tornar a cidade mais agradável para a população.
No mapa a seguir veja como estas áreas estão distribuídas pelas regionais, encontre o parque mais próximo de sua residência e faça uso deste espaço. Vale a pena conferir se inteirar da programação e participar. Afinal este espaço e nosso temos que preservar e