Tomate
Taxonomia:
Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: SolanalesPoales Familia: Solanaceae Genero: Lycopersicon Especie: Lycopersicon esculenta L.
Características Botânicas
Sementes
No interior do fruto formam-se sementes pequenas, arredondadas e achatadas, com 2-3 mm de diâmetro e 3-4 mm de comprimento e 0,5-1,0 mm de espessura, cobertas por pilosidade. Em geral, 1 g equivale a 250 a 400 sementes. A taxa de geminação é alta, em média maior que 95% em sementes novas. Processos industriais como a remoção da pilosidade, para facilitar a semeadura mecânica, bem como a peletilização e o revestimento são utilizados no beneficiamento da semente, aumentando o rendimento das mesmas.
Raiz
Apresenta um sistema radical vasto, formado por uma raiz principal, que pode alcançar os 50-60 cm de profundidade, e por uma grande quantidade de ramificações secundárias, reforçadas pela presença de um grande número de raízes “adventícias” que nascem na base dos caules. O sistema radical tem seu formato influenciado não apenas pelos aspectos botânicos, mas também pela modalidade de implantação da cultura adotada.
Primeiramente, após a germinação desenvolve-se a raiz principal (pivotante); em seguida, desenvolvem-se raízes laterais quase tanto quanto a principal. Na semeadura direta no campo, ocorre um maior desenvolvimento radicular no sentido vertical, em profundidade em prejuízo da expansão lateral. Em solos profundos, inclusive, a raiz principal pode alcançar ou mesmo ultrapassar 2,5 m de profundidade, pela época do inicio do período de colheita.
Caule
O caule dessa planta apresenta-se anguloso, coberto de pêlos totalmente visíveis que, por conta do seu caráter glandular, liberam uma substância responsável pelo aroma característico da planta. No início do desenvolvimento o porte do caule é ereto, entretanto à medida que a planta cresce, o seu peso faz o mesmo ter tendência a um porte prostrado, havendo