Tomada de decisão
A decisão é muito importante para as empresas, a partir do momento em que é tomada.
A teoria da decisão nasceu com Herbert Simon, em 1947, que a utilizou como fundamento para explicar o comportamento humano nas organizações. Mais tarde, Dent, Harrison e Woodford (1986), com base na teoria comportamental da administração, define a organização como um complexo sistema de decisões, em que cada indivíduo participa, racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões face ás alternativas mais ou menos racionais do comportamento.
Também Weber (1994), tal como outros autores seus contemporâneos, deu atenção aos aspectos do comportamento humano que fundamentam as teorias da escolha e das decisões nos processos de tomada de decisão.
Já Cury (1983) defende a existência de duas formas típicas de se tomar decisões nas empresas: 1°- o enfoque tradicional, que considera a decisão um ato isolado e individual; e 2°- o enfoque behaviorista, que toma em consideração o ambiente e considera a decisão um ato coletivo e mais racional.
Vários outros pensadores deram sua contribuição no processo da tomada de decisão:
( Douglas,1986) e ( Jacobsen, 1994) Diziam que a escolha é considerada racional se estiver de acordo com os objetivos do decisor.
Sutherland et al (1996) acrescentam que o poder limitado do processamento da informação restringe a capacidade individual de tomar decisões.
Sipilainen (1994) dizia que a melhor alternativa pode ser escolhido de forma diferente entre diversos indivíduos, de acordo com julgamentos de preferência e de escolha diferentes.
Baron (2000: 6), a decisão não é mais do que uma escolha de ação, do que fazer ou não fazer.
Nogueira (2004), afirma que nem sempre uma decisão racional conduz ao objetivo desejado.
Mintzberg e Westley (2001) afirmam que algumas decisões desafiam a lógica pura do passo a passo.Primeiro define-se o problema, depois diagnosticam- se as suas causas, em seguida desenham-se soluções