Alemanha: a emergência de uma potência
O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais fatores que levaram a Alemanha até o seu atual posto de Potencia Mundial. Para tal, abordar-se-á de maneira simplificada cada fase do processo de crescimento econômico alemão, explorando os fatores que mais contribuíram e até mesmo os que atrapalharam a Alemanha nesse processo de crescimento ao longo dos anos.
Palavras Chaves: Alemanha; Industrialização; Crise econômica; Potência Econômica.
1. Introdução
Olhando para a Alemanha de hoje, sendo ela a 3ª potencia econômica mundial, com um dos maiores PIB’s da atualidade, e sendo um dos países mais influentes e importantes da União Européia, por certo que, poucos possuem o conhecimento acerca de como este país que fora arrasado por duas grandes guerras (1ª e 2ª segunda guerra mundial) veio a ser tornar uma potência Mundial.
Muitas batalhas vencidas e muitas perdidas, a história da Alemanha é cheia de pontos altos e baixos, contudo, do ponto de vista econômico-industrial e político, A Alemanha mostra-se como uma nação forte, de superação e luta, em busca do progresso.
2. O primeiro passo para o Progresso e a decolagem da Industrialização Alemã
Até o ano de 1871 a Alemanha estava dividia em 39 unidades políticas, e esta divisão por certo atrasara muitíssimo a industrialização alemã, vindo a causar problemas futuramente. Somente após a vitória na guerra Franco-prussiana, travada entre o Reino da Prússia sob o comando do Imperador Guilherme I contra a França no período de 1870 a 1871, foi que surgiu o segundo império alemão, agora unificado como um Estado-nação.
A unificação Territorial e política do Segundo Império Alemão favorecia o processo de industrialização. A Alemanha passou a ter sua economia unificada, uma moeda única e leis padronizadas, criando assim condições para se ter um amplo mercado interno, podendo então acumular capitais, os quais por derradeiro seriam transformados em investimentos para a industrialização e