Tomada de decisão
A tomada de decisões é o processo pelos quais são escolhidas algumas entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas. Os administradores de hoje utilizam das tomadas de decisões para resolver problemas e também para a oportunidade de melhoria/crescimento da organização. Uma decisão deve ser bem formulada e implantada, pois uma indecisão na decisão é por muitas vezes mais prejudicial para a organização do que uma má decisão.
Os administradores tomam muitas decisões, resolvendo problemas ou aproveitando oportunidades que se apresentam às organizações.A qualidade dessas decisões vai determinar o desempenho das empresas. (Sobral/Peci, 2008, pág. 97).
A tomada de decisão nem sempre é fácil, os administradores tem que estar preparado e saber reverter à situação caso algo não ocorra como planejado, essa decisão torna-se mais precisa e evolutiva, conforme a hierarquia dentro da organização. Porém é preciso que tome a melhor decisão, mesmo que não tenha muito tempo para o planejamento, pois reverter uma decisão errada é mais difícil, causa impacto tanto para os trabalhadores quanto para a empresa.
No entanto, tomar a decisão certa nem sempre é tarefa fácil. Às vezes, o contexto da tomada de decisão reveste-se de uma complexidade e de uma ambiguidade que dificultam muito o trabalho do administrador, mas isso não significa que ele deva ter medo de agir. (Sobral/Peci, 2008, pág. 97).
Existem diversos fatores que influenciam direta e indiretamente no processo decisório, como a incerteza e a falta de informação necessária, esses fatos colocam os administradores em se sentir sempre desafiados, pois exige deles diferentes habilidades e a escolha da melhor decisão para a otimização dos seus recursos, redução dos custos, elevação de desempenho e ganho de resultados.
Por essa razão, os administradores devem avaliar essas alternativas, o que, muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suas consequências e seus impactos na