Tomada de decisão gestão
Ao longo dos anos o profissional enfermeiro vem exercendo com maior freqüência a gestão de administração dos serviços de sua profissão, fazendo com que a função administrativa seja um dos elementos que venha a refletir o perfil do enfermeiro moderno, no entanto, na maioria das instituições este profissional desempenha funções administrativas burocráticas, que são regidas exclusivamente por normas e rotinas estabelecidas pela instituição, limitando assim o desenvolvimento cognitivo ou seja o processo de conhecimento e o senso crítico do profissional. Tal fato é preocupante e faz com que seja limitante a evolução da profissão, pois o Enfermeiro com cargo administrativo têm como uma das atividades mais essenciais e habitual de seu processo de trabalho, a tomada de decisão. Essas decisões levam-no a defrontar-se com uma diversidade de situações, que exigem reflexão embasa da em conhecimentos científicos para propor ações precisas. Para alguns autores a tomada de decisão na administração é definida como a escolha consciente de um rumo de ação entre várias alternativas possíveis para se chegar a um resultado desejado, tem-se ainda os tipos de tomadas de decisoes, que se resume onde os cargos gerenciais em diferentes níveis organizacionais tomarão diferentes tipos de decisão: a direção, com a responsabilidade sobre as decisões estratégicas que envolvem toda a instituição e os envolvidos.
No processo de tomada de decisão pode-se direcionar a participação dos outros profissionais de saude, supõe -se que a tomada de decisão participativa pode resultar em soluções mais adequadas devido a visões, opiniões e conhecimentos de diversas pessoas diferentes da equipe multidisciplinar. No entanto, é necessário selecionar cuidadosamente quem serão os indivíduos a participarem dela.
O exercício da função gerencial pelo enfermeiro no Brasil é uma questão ainda mesclada por desentendimentos e incompreensões.