tomada de decisao
As praticas motivacionais são bastante simples, indo desde um simples curso de capacitação até mesmo a oportunidades de crescimento. O conteúdo que segue nesse trabalho tratará de expor assuntos ligados à motivação e algumas técnicas que trarão maiores benefícios não só a empresa como também aos envolvidos nela.
Existem simples técnicas de motivação como a participação nos lucros (onde os funcionários ao final de um certo período recebem quantias em dinheiro correspondentes a uma parte dos lucros acumulados pela empresa), cursos e outros treinamentos que visam trazer maiores conhecimentos e capacitação aos clientes internos, prêmios (podendo esse ser destinados ao setor/ turno que atingiu o melhor desempenho, ao destaque do grupo e entre outros).
Atualmente o salário oferecido aos colaboradores de uma organização já não é o único fato motivador de os mesmos atuarem na empresa. Há muitos outros fatores externos e internos relacionados ao bem estar dos funcionários em relação a seus cargos, como por exemplo, os benefícios oferecidos pela empresa. A qualidade de vida vem em primeiro lugar para muitos funcionários e, neste caso, de nada adianta receber gratificações somente financeiras pelo trabalho realizado. Na maioria dos casos, os colaboradores almejam outros fatores que motivem seu empenho para com a empresa em que estão inseridos.
Segundo Gil e Chiavenato (motivação e remuneramento)
Para Gil (2001) o incremento de remuneração ao desempenho do colaborador não constitui novidade. Em várias empresas, executivos e vendedores têm um incremento em sua remuneração, em forma de dinheiro ou ações à medida que alcançam suas metas, tanto individuais como organizacionais. No entanto, a partir da década de 80, as organizações perceberam que também eram importantes outros valores além do lucro e produtividade. A qualidade, serviço aos clientes,