VLT - IMPLANTAÇÃO LONDRINA
Bruna Cristina Alves - brunacristinavic-469@live.com
Camila Vitor Leite – camivitor@outlook.com
Ellóra Camila Diniz Gomes - ellora.gomes@pitagoras.com.br
Erica Meire Ferreira dos Santos - erica.ferreiraa@hotmail.com
Kaio Cesar da Silva – kaiopanizio@gmail.com
Leonardo Felipe Magri - leofmagri@gmail.com
Mirian Massumi Onuki - mirian_massumi@hotmail.com
Engenharia Civil
Rafael Rodrigues de Moraes – Orientador
RESUMO
O transporte urbano precisa adequar-se dentro dos limites territoriais, geográficos, econômicos e necessidades da população, sendo assim muitas cidades têm adotado meios que irão agregar ao método mais utilizado hoje no Brasil, o sistema viário. A cidade de londrina tem sofrido impactos negativos no sistema de transporte, esta pesquisa irá propor com base na implantação das vias férreas uma solução para retroceder este quadro em meio à população.
Serão apresentadas rotas que foram estabelecidas de acordo com os pontos de maior congestionamento, até aqueles que possuem menor acesso ao transporte. A intermodalidade com a bicicleta será apresentada de forma a estabelecer a redução no fluxo nas vias asfálticas, com a implantação de bicicletários junto aos terminais.
INTRODUÇÃO
As cidades que se destacam no crescimento econômico e populacional sofrem impactos diretos no trânsito, e se faz necessário um gerenciamento da mobilidade que buscará soluções para congestionamentos, acidentes, rotas de fuga, horários de pico, em sua maioria as estratégias estão ligadas a agregar métodos no sistema atual que sejam viáveis do ponto de vista econômico, físico e ambiental.
Com base em dados relacionados ao espaço geográfico, vias de acesso, necessidade da população e meio ambiente, abordaremos nos próximos capítulos a possibilidade de implantação do meio ferroviário na cidade de londrina, projeto que será agregado ao incentivo da população à utilização da bicicleta em trechos curtos, apresentando estruturas, rotas, integrações e os