Satisfação do pedestre em relação às calçadas de Uberlândia
3296 palavras
14 páginas
ResumoA segurança nas calçadas atualmente é um tema muito discutido, devido ao alto índice de acidentes recorrentes a diversos fatores, como desnivelamento, calçadas escorregadias, entulhos e lixos obstruindo o acesso livre, bares que utilizam o espaço ocupando-o com mesas, enfim, diversas dificuldades são encontradas pelo pedestre no seu dia a dia e ocasionam acidentes graves.
Esse trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos pedestres que transitam pelas calçadas de Uberlândia, entendendo se existem dificuldades e quais são as que mais geram insatisfações na população uberlandense.
Palavras-chave: Calçadas; Satisfação dos Pedestres; Dificuldades no deslocamento.
1 INTRODUÇÃO
É fato que o Mundo em geral cresce assustadoramente, tanto em quantidade de habitantes, quanto em espaço ocupado por essa população gigantesca. E esse crescimento (na maioria das vezes desordenado) provoca uma série de adaptações.
Um dos ambientes que mais sofre com o crescimento populacional é o trânsito. Com o crescimento dos aglomerados urbanos, de uma forma às vezes não muito controlável, precisa-se começar a considerar os espaços vitais necessários para que seus habitantes, cada vez em maior número, possam se locomover, seja por pequenas ou grandes distâncias. Para que isto aconteça, é necessário que sejam analisados de uma maneira mais detalhada os limites que definem os espaços urbanos.
Em Uberlândia freqüentemente observa-se pessoas que andam no meio das ruas. Essa postura dos pedestres além de oferecer riscos à própria vida, também expõem perigos aos motoristas e ciclista, que também não têm lugar próprio para passarem e também andam no meio das ruas.Quem observa o tráfego em Uberlândia, percebe o grande tumulto que se forma nas ruas. No centro da cidade, as calçadas são ocupadas por vendedores ambulantes, comércios que se estendem para a calçada, panfleteiros e postes de energia. Em qualquer bairro que se passa pode-se perceber o grande descaso com os