Todos executivos sao agentes de mudanças
Não, nem todos os executivos são agentes de mudança, mas todos devem ter em mente que a mudança é inerente ao mundo corporativo, e precisam saber se adequar as mudanças.
2-QUE ACOES A ORGANIZAÇAO FAZ PARA REDUZIR O ESTRESSE DOS COLABORADORES DURANTE UM PROCESSO DE MUDANÇA?
As possibilidades que a empresa tem são varias, mas principalmente utilizar a comunicação, da maneira mais clara direta e objetiva o possível. Toda mudança produz estresse, e lidar com esse estresse é o diferencial.
3-A MUDANÇA ESTA RELACIONADA Á CULTURA DA ORGANIZAÇAO? POR QUE?
Nem sempre, quando se fala de cultura organizacional, estamos falando do DNA de ente jurídico, com características parecidas de uma pessoa, historia, gostos, formas de se ver o mundo, conceitos e pre- conceitos. Algumas organizações são mais aceitas a mudanças, outras são mais resistentes, a cultura da empresa e que as torna mais aberta as mudanças ou não.
4-COMO SUA ORGANIZAÇAO ENFRENTA A RESISTENCIA À MUDANÇA?
Enxergo em minha organização um descompasso muito grande entre teoria e pratica, e as ferramentas que mais são utilizadas, são a comunicação e treinamentos.
5-VOCE CONCORDA QUE A PARTICIPAÇAO DOS COLABORADORES É UMA TECNICA EFICAZ PARA SUPERAR A RESISTENCIA Á MUDANÇA?
Participação dos funcionários não é técnica, é uma necessidade.
6-CITE ALGUMAS MUDANÇAS EM QUE A ORGANIZAÇAO VIVENCIA OU VIVENCIOU A POUCO TEMPO?
No caso de minha organização foi a aquisição de um concorrente de menor porte. O processo durou cerca de três anos mas ate agora os reflexos dessa mudança interferem nos processos organizacionais.
Entrevista feita com ,gestor Walmir