O trabalho do coordenador pedagógico
Sala Ambiente Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico
O trabalho da coordenação pedagógica não pode ser completamente previsto, o planejamento mínimo do dia ou da semana sofre bastante interferência externa, pois acontecimentos diversos alteram todo o trabalho previsto.
Sendo assim, o trabalho de um dia normal inicia com a recepção dos professores e alunos na escola, organizando materiais previamente solicitados por algum professor. Inicia a aula e verifica-se que alguns alunos chegaram atrasados ou que deixaram o material na sala de aula e saíram da escola, encaminhamos os alunos para as devidas providências e posteriormente para a sala.
Durante o segundo horário, atendo uma professora para o planejamento, onde verificamos se o conteúdo previsto atende a bimestralização do Estado de Goiás, discutimos sobre as características de cada sala e a diversificação das estratégias de ensino que podem ser utilizadas para favorecer o aprendizado dos alunos.
Enquanto converso com a professora, sou interrompida por alunos que querem saber sobre os trabalhos que serão realizados no projeto global da escola, quais disciplinas serão envolvidas, etc., outros professores precisam de algum material para o desenvolvimento de suas atividades, e para atendê-los preciso parar com a análise do planejamento com a professora.
Termina o horário e esta professora volta para a sala de aula sem concluirmos nossas atividades referentes ao planejamento para a quinzena, devendo retomar essa análise em um outro momento. No terceiro horário vou até o laboratório de informática organizar a sala para que um professor utilize os computadores com os alunos, no desenvolvimento de pesquisas na internet, procuro ligar as máquinas o mais rápido possível, pois o professor já espera na porta com seus alunos. Deixo-os no laboratório e inicio uma leitura das avaliações que alguns professores entregaram, faço as anotações necessárias, sugiro