Trabalho do coordenador pedagogico
Na atualidade, as escolas públicas exigem de seu coordenador uma atuação baseada na liderança democrática, onde a mediação deste com a comunidade escolar e local, deve ser pensada e agida em todo o processo educacional, refletindo as necessidades e dificuldades que fazem parte da realidade desta unidade e sua comunidade como um todo, propiciando aos educadores orientação especifica para seu trabalho, desenvolvendo ações didáticas e pedagógicas, incluindo projetos educativos, capazes de construir um ambiente democrático e participativo, de forma geral.
Ao estimular a partcipação de toda comunidade, inclusive da familia, o coordenador estabelece, junto ao professor, espaços que pemitam reflexões e manifestem a cooperação e o trabalho em equipe, estabelendo um ideal democrático dentro da escola, fazendo com que os alunos realmente se sintam parte do processo educacional. Estas relações são essenciais nos dias de hoje, pois garantem a partcipação de alunos e professores no processo, sendo que tudo isso é mediado pelo coordenador.
2) Essa interação entre o grupo de professores, faz parte do planejamento e organização da escola de um modo geral, mesmo cada um tendo sua individualidade, pois o coletivo pode aperfeiçoar e incrementar todo o conjunto, valorizando ideias que favoreçam os planos e as ações. Os projetos articulados em grupo, de forma interdiscplinar, orientam diferentes rumos para aquisição do saber.
Cabe ao coordenador pedagógico estar sempre se reunindo, juntamente com os professores, para estimular um ambiente que favoreça o trabalho educativo na escola. Dar abertura para que todos possam levantar questionamentos, dar sugestões, criar projetos, articular potenciais, promovendo ações na qua o coordenador estará sempre como mediador, dando apoio necessário ao grupo e consolidando o projeto pedagógico da