Fusões, incorporações e cisões empresarial
RESUMO
A gestão organizacional implica a adoção de tecnologias, a interação da equipe de trabalhadores, mas principalmente de um profissional com habilidade e conhecimento para fazer uso dessas tecnologias de gestão. O gestor organizacional é presença importante no ambiente organizacional, pois é ele o responsável por desenvolver projetos e ações de qualidade. O presente paper tem por finalidade apresentar a importância do gestor nas organizações, expondo as diferenças e semelhanças entre os gestores, dando uma ênfase na prática da consultoria, e por fim, as suas características, as quais servem como indicativos de um bom profissional.
Palavras-chave: Gestão Organizacional. Tecnologias de Gestão. Trabalhadores.
1 INTRODUÇÃO
A organização de uma empresa e sua estruturação é essencial para que os objetivos propostos sejam alcançados, criando, assim, condições a um ambiente interno favorável e adequado. A gestão organizacional se faz através da interação entre a equipe de trabalhadores, do uso apropriado das tecnologias de gestão e principalmente do profissional que as manipula, isto é, o gestor, seja o executivo de alto escalão, seja o consultor, que, embora se encontre no limite externo da empresa, já atua em ação conjunta na gestão organizacional. Deste modo, para que a empresa tenha condições de atingir seus objetivos é necessário que as pessoas, de forma organizada, estruturada, liderada, coordenada, sincronizada e integrada, desenvolvam as atividades da empresa eficazmente, mediante um desempenho eficiente de suas funções.
Segundo Müller (2010), a gestão organizacional é:
A filosofia administrativa que visa planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance conjuntural de uma organização empresarial, buscando a eficiência dos processos, a eficácia das ações, o aumento da produtividade e o desempenho qualitativo dos serviços e das atividades afins, e por