todorov
Matéria: Gestão da Educação
Professora: Patrícia
Docentes: Oscar da Silva Santos Fabrício
Análise do documentário "Pro dia nascer feliz", de João Jardim.
Em seu documentário, Pro dia nascer feliz, João Jardim busca mostrar a verdadeira realidade em que se encontra a educação pública em nosso país. Para o cumprimento de tal propósito foram analisadas algumas escolas nas regiões mais pobres do país, como a de Manari, em Pernambuco, bem como outras localizadas nos principais centros urbanos, considerados desenvolvidos. Por fim, é feito um comparativo entre escola pública e escola privada.
Ao longo do documentário podemos ver o descaso com o qual a educação tem sido tratada por nossos governantes. Na Escola Estadual Cel. Souza Neto, por exemplo, em Pernambuco, é notória a precariedade com a qual alunos e professores precisam conviver todos os dias. A escola se encontra em péssimo estado de conservação, a descarga do banheiro não funciona, faltam telhas no mesmo, e as salas de aula com suas pinturas desgastadas pelo tempo e com um quadro cinza ao centro muito pouco pode inspirar ou mesmo despertar o interesse dos alunos. Mas, apesar dessas condições degradantes, a professora Fabiana se esforça para ministrar uma boa aula. Prova disso é o conteúdo ministrado por ela no documentário voltado pra realidade na qual está inserida.
Outro fato importante e que me chamou a atenção foi o caso da garota Valéria. Por não ter escola de ensino médio em sua cidade era obrigada a se deslocar de ônibus até a cidade de Inajá, para frenquentar aulas na Escola Estadual Dias de Lima. Não bastasse o fato da viagem os dois ônibus oferecidos pela prefeitura se encontravam em péssimas condições de uso e de conservação, oferecendo mesmo risco de vida aos alunos. Durante as duas semanas de filmagens Valéria teria ido apenas três