HidroPneumática
TRABALHO DE HIDROPNEUMÁTICA
Unidade Hidráulica, Atuadores pneumáticos e hidráulicos, válvulas direcionais.
TRABALHO DE HIDROPNEUMÁTICA
UNIDADE HIDRÁULICA
A unidade hidráulica de um sistema é de suma importância para o funcionamento, pois é responsável pela produção da pressão hidráulica que será utilizada para o acionamento dos atuadores assim como pela filtragem do óleo e contenção do mesmo no reservatório.
É constituída dos seguintes componentes:
RESERVATÓRIO
Os reservatórios hidráulicos consistem de quatro paredes (geralmente de aço); uma base abaulada; um topo plano com uma placa de apoio, quatro pés; linhas de sucção, retorno e drenos; plugue do dreno; indicador de nível de óleo; tampa para respiradouro e enchimento; tampa para limpeza e placa defletora (Chicana).
BOMBA HIDRÁULICA
As bombas são utilizadas nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba. A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico. As bombas são classificadas, basicamente, em dois tipos: hidrodinâmicas e hidrostáticas.
FILTRO
Todos os fluidos hidráulicos contêm certa quantidade de contaminantes. A necessidade do filtro, no entanto, não é reconhecida na maioria das vezes, pois o acréscimo deste componente particular não aumenta, de forma aparente, a ação da máquina. Mas o pessoal experiente de manutenção concorda que a grande maioria dos casos de mau funcionamento de componentes e sistemas é causada por contaminação.
As partículas de sujeira podem fazer com que máquinas caras e grandes falhem. A função de um filtro é remover impurezas do fluido hidráulico. Isto é feito forçando o fluxo do fluido a passar por um elemento