todorov
Aluna: Elisangela A. Da Silva Lima
Intodução a Antropologia 1 ano/ 1 semestre – Filosofia
Todorov,Tzevetan. A conquista da América; A questão do outro. São Paulo,ed.Martins Fontes.Pág. 181-238.
A conquista da América; A questão do outro de Tzevetan Todorov, aborda a problemática da alteridade em seu conceito principal. Alteridade, essa que vimos entre os vários grupos que fizeram parte da conquista a América. E sobre os quais o autor apresenta váiros exemplos de tipologia das relações com o outro, e fundamenta os seus argumentos com os relatos teóricos como; Cortez, Las casas, Dúran,Sahagun.
Para melhor explicar sobre a alteridade, apresento o seu significado; Alteridade=é concepção que parte do pressuposto básico de que todo homem social interage e interdepende dos outros individuos. Ao buscarmos entender dessa forma ,passamos a ver o que realmente a colocação que autor, quer nos passa.
Agora analizemos , essa busca para entender o outro, pelo ponto de vista de Las Casas. Mas para isso o autor nos apresenta três , eixos nos pode estar situada o problemas da alteridade; 1- um julgamento de valor,(Axiológico) onde analizamos as questões ; eu gosto dele ou não gosto,ele é bom ou é mal . 2- a relação de aproximação ou distanciamento (praxiológico) , 3-conheço ou ignoro a idêntidade do outro( seria o plano epistêmico). E com esse contexto Las Casa se aproximou dos indios com o Plano de compreende-los melhor, os costumes, crenças, religião, tudo que desse para ser pesquisado. E com isso Las casa Aprende a gostar mais dos indios que Cortez, apesar de menos conhecê-los.
Os pensamentos de Las Casas, se difere de Dúran uma vez que este entende que não deve haver nenhum resquicios de paganismo, era implacavél, impunha a religião cristã, pensava em extirpar todo resquicios da religião pagã. Las Casas achava que tem que haver compreensão, entender