Todorov
A Europa à esta época está marcada pelo sistema econômico mercantilista, sendo assim Todorov apresenta a questão econômica como um dos fatores que justificariam a conquista da América Espanhola. Em vários relatos de citações de Colombo percebemos sua ânsia pelo ouro, até mesmo em suas orações. Todavia, ainda que para os investidores naquela empresa o fator econômico apareça fortemente, não podemos dizer, baseado nos escritos do autor que Colombo também queria enriquecer, assim, aborda um segundo ponto que justifica a ânsia pelo ouro. Colombo era extremamente católico e seu desejo em descobrir novas terras era para ali levar o cristianismo contribuindo para expansão da religião, também encontrar o ouro com o fim de financiar a expansão do cristianismo em outras terras, reconquistar Jerusalém era um desejo profundo seu.
2º Qual a justificativa apresentada pelo autor para a expansão marítima espanhola?
A questão do acumulo de capital, comum em Estados absolutistas e no mercantilismo e impulsionado pelo desenvolvimento constante de técnicas de navegação é um fator demonstrado pelo autor. Espanha estava à procura de expandir seu comércio e interessado em levar a fé cristã adiante.
3º Relacione as questões de ordem mercantilista na América espanhola com as questões políticas da Europa Moderna.
Em busca do enriquecimento através do acumulo de capital a Espanha lança-se ao mar em busca de colônias que possam contribuir com isto. Sabemos que as colônias existem em função da metrópole. A colonização espanhola na América também obedeceu a estes critérios e ao contrário do que se divulga a violência não foi usada logo no princípio, os Espanhóis usariam os ameríndios para encontrarem as riquezas, usariam como mão de obra até culminar com a extinção total dos indígenas. Vale ressaltar que esta era uma prática comum nos