Titulos de crédito
O QUE SÃO TITULOS DE CRÉDITO?
De maneira geral, denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie. A definição mais corrente para título de crédito, elaborada por Vivante, é "documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado".
Os elementos fundamentais para se configurar o crédito decorrem da noção de confiança e tempo. A confiança é necessária, pois o crédito se assegura numa promessa de pagamento, e o tempo também, pois o sentido do crédito é, justamente, o pagamento futuro combinado, pois se fosse à vista, perderia a idéia de utilização para devolução posterior.
Títulos de crédito é um documento escrito que é de apresentação obrigatória pelo possuidor e a declaração constante do título deve especificar expressamente quais os direitos que se incorporam no documento.
Título de crédito genericamente expressando, é um documento que tem como objetivo representar um crédito relativo a uma transação específica de mercado, facilitando desta forma a sua circulação entre diversos titulares distintos, substituindo num dado momento a moeda corrente ou dinheiro em espécie, além de garantir a segurança da transação.
USOS MAIS COMUNS
Os títulos de crédito são de fundamental importância para os negócios, haja vista que promovem e facilitam a circulação de créditos e dos respectivos valores a estes inerentes, além de propiciar segurança circulação de valores. Quando uma pessoa física ou jurídica precisa adquirir um bem e não possui fundos para fazer a aquisição avista essa pessoa ele dá ao vendedor um titulo de crédito, ou seja, um documento para que o vendedor possa receber o valor do bem no futuro, se todas as compras fossem avista não haveria a necessidade da existência de títulos de crédito.
CARACTERISTICAS DE TÍTULOS DE CRÉDITO.
Literalidade: "é literal no sentido de que, quanto ao conteúdo, à