Titulos de crédito: CHEQUE
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBÁ GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIANA CAMPOS GONÇALVES
TÍTULOS DE CRÉDITO: CHEQUE
2013
MARIANA CAMPOS GONÇALVES
TÍTULOS DE CRÉDITO: CHEQUE
UBÁ
2013
Introdução
O cheque é uma ordem de pagamento a vista, de uma certa quantia em dinheiro, dada com base em suficiente provisão de fundos ou decorrente de contrato de abertura de crédito disponíveis em banco ou instituição financeira equiparada.
Emitente: É a pessoa que dá a ordem de pagamento para o sacado, após a verificação dos fundos, pagar. É o devedor principal.
Sacado: É o banco ou instituição financeira a ele equiparada. O sacado de um cheque não tem, em nenhuma hipótese, obrigação cambial.
Beneficiário: É a pessoa a quem o sacado deve pagar a ordem emitida pelo sacador.
Requisitos:
palavra cheque inscrita no título; ordem incondicional de pagar quantia determinada; nome do banco ou da instituição que deve pagar; indicação de lugar de pagamento; dia e lugar onde é passado; assinatura do emitente ou mandatário.
O cheque é título de modelo vinculado, cuja emissão só pode ser feita em documento padronizado, fornecido pelo banco.
CHEQUE AO PORTADOR
Quando um pagamento é feito através de cheque e o mesmo talvez possa ser passado para terceiros, o tipo de cheque a ser utilizado é o cheque ao portador, que é aquele em que não foi definido o beneficiário. Em outras palavras, o cheque ao portador pode ser sacado por qualquer pessoa ou depositado em qualquer conta bancária. Funciona assim como o dinheiro vivo, quem o tiver em mãos é seu beneficiário. Geralmente este tipo de cheque á usado para o pagamento de pequenos valores. Segundo a FEBRABAN, só podem ser ao portador cheques cujo valor seja de até R$ 100,00.
CHEQUE NOMINAL
Geralmente