barroco
BARROCO
NOMES: FLAVIA DOMINGUES MICHELE MOREIRA VICTOR LIMA TURMA: 306
PELOTAS
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver o tema sobre estilo barroco, ao longo do trabalho serão abordados tópicos como a arte da contra reforma, conflito entre o corpo e a alma , entre outros assuntos que facilitarão o entendimento do mesmo.
2. LITERATURA BARROCA
Na decorrência da crise do Renascimento deu-se origem ao estilo barroco, que foi ocasionado por conflitos religiosos, imposição do catolicismo e pela crise econômica causada com o declínio do comercio Oriente.
A literatura barroca é o reflexo de conflitos dualistas, entre terreno e o celestial, entre o homem e Deus , o pecado e o perdão.
A ideologia do Barroco é fornecida pela Contrarreforma, a arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.
Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade.
A partir da passagem do tempo, surge a contradição: vivê-las, antes que terminem, ou renunciar ao passageiro e entregar-se à eternidade? .
O estilo barroco apresenta forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. Daí a frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória,