Titulos de creditos
Buscando aprimoramento do conhecimento referente aos títulos de crédito, faz-se necessária uma discussão ampla, abrangendo definições, conceituações, seus elementos e seus princípios. Com isso, espera-se uma maior compreensão e assimilação do vem a ser títulos de crédito.
TÍTULOS DE CRÉDITO
Um dos significados da palavra título é a denominação para um documento que autoriza, ou demonstra algum direito.
Crédito no sentido moral é o mesmo que confiança, e economicamente falando, é uma permuta de bens ou valores presentes, por futuros.
Pode-se definir como um documento que tem o objetivo de apresentar um crédito relativo a uma transação específica de mercado, facilitando desta forma a sua circulação entre diversos titulares distintos, substituindo num dado momento à moeda corrente ou dinheiro em espécie, além de garantir a segurança da transação.
Espécies de Títulos de Crédito
Duplicata
Nota Promissória
Letra de Câmbio
Cheque Características Dos Títulos De Crédito 1. A cartularidade. 2. A literalidade. 3. A autonomia. 4. A abstração. 5. A circulabilidade. 6. A co-obrigação. 7. A executividade.
Cartularidade A cartularidade ou incorporação é a característica pela qual o crédito se incorpora ao documento, ou seja, se materializa no título, assim por exemplo, o direito de crédito de um cheque está incorporado nele próprio, portanto basta apresentá-lo no banco sacado para exercer o direito.
Literalidade
A literalidade é o atributo do título de crédito pelo qual só vale aquilo que nele está escrito, sendo nulo qualquer adendo, assim por exemplo, se uma pessoa emite uma nota promissória com vencimento para trinta dias, não poderá por meio de outro documento alterar a data do pagamento, pois é direito do credor (beneficiário original ou endossatário) receber no vencimento estipulado.
Autonomia
O princípio da autonomia significa que as obrigações assumidas no título são