Medidores de vazão
MEDIDORES DE VAZÃO POR PRESSÃO DIFERENCIAL
* PLACA DE ORIFÍCIO Fig. 1 Esquema da placa de orifício
1- DESCRIÇÃO
A placa de orifício consiste num disco com um orifício central com saída em ângulo que deve ser montado concêntrico ao eixo do conduto cilíndrico, provido de duas tomadas de pressão, uma a jusante e outra a montante do disco, conforme mostra a Figura 1.
2- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
“O princípio de funcionamento de uma placa de orifício consiste em introduzir uma restrição localizada na tubulação onde a medição deve ser feita. Essa restrição, no caso, é provocada por um orifício feito em uma placa de pouca espessura adequadamente colocada no tubo, de maneira a obrigar o fluxo a mudar de velocidade e, em conseqüência, provocar um diferencial de pressões que, devidamente medido e interpretado, é representativo da vazão”.
3- APLICAÇÕES
As placas de orifício são instrumentos simples, robustos, de fácil construção e de custo relativamente baixo, que são empregados para a medição da vazão (DELMÉE, 1983). Segundo Machado (2008), estima-se que 80% da medição de vazão na indústria é realizada com dispositivos do tipo orifício.
O tipo mais comum de orifício é o concêntrico, mas dependendo da necessidade podem ser utilizadas placas com orifícios excêntricos ou segmentais (SCHNEIDER, 2007)
* ROTÃMETRO
Fig.1:Esquema Rotâmetro
1- DESCRIÇÃO Rotâmetro, ou mais corretamente medidor de fluxo de área variável, é um dispositivo utilizado para medir o fluxo de um líquido ou gás num tubo e pertence à classe de medidores de área variável. Estes dispositivos medem o caudal de um fluido fazendo-o passar por um tubo de secção variável. 2- PRINCÍPIO