Medidores de Vazão
Estudo das medidas de vazão em tubulação, através de medidores do tipo placa de orifício.
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
No estudo da mecânica dos fluidos, alguns dados são de extrema importância para que seja possível a realização de cálculos, a medida da vazão é um desses dados imprescindíveis na maioria dos casos. Para tanto foram desenvolvidos métodos que possibilitam de forma simples obter tias valores.
O ensaio realizado nesta atividade laboratorial, a qual será descrita neste relatório, visa determinar de forma experimental a vazão de um fluido, que neste caso será a água, por três diferentes métodos de ensaio. No entanto antes de trabalharmos com os dados obtidos experimentalmente e chegarmos através de cálculos ao objetivo principal, será apresentada uma exaustiva revisão bibliográfica que vise responder algumas questões que de maneira geral abrangem o tema como um todo, expondo os aspectos e relações mais importantes, ampliando o conhecimento teórico acerca do assunto.
Posteriormente a realização dos devidos cálculos uma análise pontual com relação aos resultados obtidos será apresentado, relacionando toda a teoria desenvolvida e comparando com valores teóricos preestabelecidos na literatura, e num contexto geral concluir se o procedimento realizado foi satisfatório com relação aquilo que se objetivou inicialmente.
2.1. MEDIDORES DE VAZÃO:
Um medidor de vazão é um dispositivo que determina, geralmente por uma única medida, a quantidade (peso ou volume) por unidade de tempo que passa através de uma dada seção. Entre os medidores de vazão estão incluídos: placa de orifício, bocal, medidor do tipo Venturi, rotâmetro e vertedor.
A escolha de um medidor é influenciada pela precisão exigida, faixa de atuação, custo, complexidade, facilidade de leitura ou de redução de dados e o tempo de vida em serviço. O dispositivo mais simples e barato que forneça a precisão desejada deve ser escolhido. Grande parte dos medidores que