Medidores de Vazão
Dos muitos dispositivos inseridos numa tubulação para se criar uma pressão diferencial, o mais simples e mais comum empregado é o da placa de orifício.
Consiste em uma placa precisamente perfurada, a qual é instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação.
É essencial que as bordas do orifício estejam sempre perfeitas, porque, se ficarem, imprecisas ou corroídas pelo fluído, a precisão da medição será comprometida. Costumeiramente são fabricadas com aço inox, monel, latão, etc., dependendo do fluído. (ALVES, 2002)
À medida que o fluido se aproxima da placa há um ligeiro aumento na pressão, e depois há uma súbita queda após a passagem pelo orifício. A pressão continua a cair até atingir um ponto de pressão mínima chamado “vena contracta”.
A placa de orifício introduz uma perda de carga. Uma tomada de impulso realiza a leitura de pressão a montante (antes) e a jusante (depois) da placa - P1 e P2. De acordo com o tipo e o dimensionamento da placa, a diferença de pressão entre P1 e P2 nos dará um valor que é convertido em vazão.
Tipos de orifícios:
Os orifícios podem ser das seguintes formas como mostrados na figura:
Orifício concêntrico: que é utilizado para líquidos, gases e vapor que não contenham sólidos em suspensão;
Orifício excêntrico: que utilizada fluído com sólidos em suspensão, os quais possam ser retidos e acumulados na base da placa (sendo o orifício posicionado na parte de baixo do tubo);
Orifício segmental: que apresenta abertura para passagem de fluido, disposta em forma de segmento de círculo. Este último é destinado para uso em fluídos laminados e com alta porcentagem de sólidos em suspensão.
Elementos para instalação da Placa
Tipos de Bordo
A) Bordo Quadrado (Aresta viva): Usado em tubulações normalmente maiores que 6".
B) Bordo Arredondado (Quadrante edge ou quarto de círculo): Usado em fluídos altamente viscosos.
C) Bordo com entrada cônica: Uso