ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE COM MAIS SAÚDE E MOVIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA
MOVIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA
Priscila Souza Alves Pereira³
RESUMO
A população idosa nessa ultimas décadas vem crescendo, e cada vez mais ainda considera-se uma classe social que vem sendo desfavorecida pelos direitos humanos.
Através de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) veio proporcionar um projeto de formação continuada a Universidade Integrada da
Terceira Idade (UNITI), a valorização e o reconhecimento da terceira idade, com a intenção de atender a comunidade local. O referido estudo tem por objetivo de investigar a mudança qualitativa no padrão de vida do idoso nas atividades física para uma boa qualidade vida. Para tal pretensão fosse alcançada, optou-se por um desenvolvimento de pesquisa descritiva, sendo que as informações através de observações, dados requeridos como suporte para realização da literatura especializada e disponível, dados fornecidos pela Organização Mundial de saúde
(OMS) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Coleta e analise de dado. Nesse sentido o estudo apontou a contribuição do projeto de formação continuada para 50 alunos da terceira idade. O presente trabalho constatou o interesse pela população, a eficácia das atividades física voltada para o um espaço de redescoberta da vivencias relacionada tanto ao ambiente social e familiar, despertando o interesse de conviver, relacionar e desenvolver ações educativas para comportamento o emocional, social, físico e cultural do idoso.
Palavras chave: Atividade Física, Terceira Idade, Qualidade de Vida.
INTRODUÇÃO
Diante da nossa atual sociedade percebe-se que o Brasil vem se destacando e se desenvolvendo em um grupo social denominado a terceira idade.
Dentro dessa realidade, pode se afirmar estatisticamente que a população idosa em 2011 aumentou 7,6 ou seja ,mas de 1,8 milhão de pessoas com mais de 60 anos.
A terceira idade é uma fase da vida que