titulos de credito
Conceito: A escrituração ou registro dos fatos contábeis segue o metodo universalmente aceito chamado de metodo das partidas dobradas. Por este metodo cada debito efetuado numa ou mais contas deve corresponder a um credito em uma ou mais contas, ou melhor, a cada debito corresponde sempre um credito de mesmo valor em consequencia para cada fato contabil são utilizadas pelo menos duas contas.
Desenvolvimento: Os elementos contabeis é registrada atraves dos lançamentos nas contas correspondentes registros a debitos e a credito das contas movimentadas. Portanto, debitar uma conta e registrar o valor da operação no lado esquerdo de seu razonete, assim como creditar.
Plano de contas que tem como finalidade explicar a razão da existencia da conta, para que serve, onde se aplica, como se trabalha comela e como ela passa pelas fases de abertura desenvolvimento e encerramento. A diferença entre o debito e o credito de uma conta chama se saldo. Para melhor representar o movimento de debito e credito fazendo o atraves de um razonete na forma T.
Contas integrais: Representam bens, direitos e obrigações, desdobrando - se em dois grupos:
Contas ativas: Bens e direitos. Exemplo: caixa, moveis e utensilios
Contas passivas: Obrigações. Exemplo: Duplicatas a pagar, fornecedores. Contas diferenciais: Representam a situação liquida inicial e suas alterações. Exemplo: Capital, reservas,alugueis, etc.
Contas patrimoniais: Representam bens, direitos e obrigações. Exemplo: Caixa, bancos, salarios a pagar, etc.
Contas resultado: Representam a situação liquida inicial e suas alterações. exemplo: Despesas de salarios, receita de vendas, etc.
Classificação funcional das contas
Contas sinteticas: Contas que não exigem desdobramentos, deste tipo reune débitos e creditos de varias subcontas a mesma relarelacionadas. Exemplo: Bancos, contas correntes e caixa.
Contas analiticas: Contas que exigem