Resumo Sintaxe de Linguagem Visual
Em primeiro momento o texto fala sobre a percepção de todas as coisas que estão à volta por meio dos sentidos do ser humano, julgando a visão como um dos mais importantes deles. Por meio da visão é que nós conseguimos obter a primeira impressão e por ela ha uma proximidade maior com a realidade.
No design a visão como percepção é transformada em olhar crítico voltado para que se possa criar algo para as necessidades básicas do homem, procurando utilidade e estética para aplicar a criação.
O advento da fotografia trouxe um novo significado a visão, onde não é apenas ver é compreender o que se vê. A fotografia substituiu a representação pessoal de cada artista pela representação do desenvolvimento de transformações por meio de uma observação paciente.
Diante a concepção das artes visuais de antigamente a diferença entre belas artes e artes aplicadas sendo: artes aplicadas - onde os artesãos levam em consideração a funcionalidade da arte / belas artes - onde os artistas se desprendem de atribuir utilidade a arte e a concepção contemporânea das artes visuais como: expressão subjetiva sendo interpretação e criação que pertence às belas artes e expressão objetiva sendo finalidade e uso que pertence às artes aplicadas.
O texto aborda também o fato de que o conhecimento visual é importante, mas é preciso obter também o domínio da linguagem verbal, que trás organização para a comunicação visual.
Também foram citadas algumas características de mensagens visuais como: input - símbolos / representacional - reprodução de algo no meio ambiente por meio de desenho, pintura, etc. / abstração - a forma de tudo que é visível, sendo natural ou que resulte de uma composição para alguma intenção.
Todos esses fatores fazem parte da história do alfabetismo visual, contribuindo para a descoberta, reconhecimento, percepção e compreensão de todas as coisas por um dos principais meios de comunicação: a visão.