Pesquisa operacional
Alem do metro como unidade, utilizamos no Brasil também o sistema polegadas, comum na área da mecânica. Isso se deve ao fato de o sistema inglês estar incorporado em máquinas vindas da Inglaterra e Estados Unidos, onde o sistema ainda é largamente utilizado. Apesar de aos poucos ocorrer a substituição do sistema, é necessário que por vezes se faça a conversão.
Revendo o sistema inglês.
A jarda é o padrão do sistema inglês.
O termo jarda do inglês Yard significa vara em referencia ao uso de varas para medições.
Esse padrão foi criado por alfaiates ingleses.
No século XII, em conseqüência da sua grande utilização, esse padrão foi oficialmente instituído pelo rei Henrique I.
Ficou assim definida: a jarda é a distância entre a ponta do nariz do rei e a de seu polegar, com o braço esticado.
Da mesma forma que o cúbito foram construídas e distribuídas barras metálicas para facilitar as medições. Apesar da tentativa de uniformização da jarda na vida prática, não se conseguiu evitar que o padrão sofresse modificações. Também foram instituídas por leis as relações existentes entre a jarda, o pé e a polegada sendo fixadas: 1 p é = 12 polegadas; 1 jarda = 3 p é s; 1 milha terrestre = 1.760 jardas.
Leitura de medida em polegada fracionária
A polegada divide-se em frações ordinárias cujos denominadores são: 2, 4, 8,16, 32, 64, 128. Daí, temos: ½, ¼, ... 1/128. Conclusão: no sistema fracionário o numerador deve ser sempre impar e o denominador sempre par. Se o numerador for par efetua-se a simplificação.
Leitura de medida em polegada decimal
Considerando que a divisão da polegada em submúltiplos trouxe complicação e não facilitação para os cálculos na indústria, criou-se a divisão decimal da polegada. Na prática, ocorre a divisão da polegada em milésimo e décimos de milésimo.
Exemplo:
a) 1.003" = 1 polegada e 3 milésimos b) 1.1247" = 1 polegada e 1 247 décimos de milésimos
c) .725" = 725