10 dicas para acertar no curriculo
Mais do que um resumo da sua vida profissional, o currículo é o primeiro contato entre você e a empresa em que você quer trabalhar.
É ele que vai fazer você se destacar entre centenas de candidatos e, quem sabe, ser o escolhido para aquela tão sonhada vaga!
As 10 melhores dicas para um currículo de destaque
1. Seja objetivo. Faça um CV breve, com no máximo duas páginas. O recrutador vai ter tantos para avaliar que não vai perder tempo com um arquivo longo.
2. Não inove no formato. Escreva um cabeçalho com seu nome, idade, endereço, e-mail e telefone. Assim o recrutador identifica com facilidade o seu perfil.
3. Organize as informações. Ordene os fatos do mais atual para o mais antigo. Se você já trabalhou em muitos lugares, relate apenas as últimas experiências.
4. Não minta. Inglês básico não é avançado. E se você está estudando, deixe isso claro, pois é legal para o recrutador ver que você investe na sua carreira.
5. Saiba o que quer. Deixe no topo do currículo o seu objetivo. Escolher diversas áreas é ruim, pois o recrutador procura quem tem interesse na área específica. Agora, se a empresa abrir vagas para mais de uma área, escolha a que você tem mais interesse.
6. Faça a lição de casa. Estude a vaga que você vai disputar. Assim você coloca no currículo apenas as informações mais relevantes e que interessam para a empresa. Por exemplo: se a vaga está na área social, destaque algum trabalho voluntário que fez.
7. Dobre a atenção. Releia seu currículo e fique de olho nos erros de português. Não importa a vaga, escrever certo é essencial!
8. Adicione informação. Se tiver algum material relevante que tenha produzido, não se esqueça de mandar. É sempre mais fácil para o empregador decidir se puder avaliar algum trabalho do candidato.
9. Capriche na primeira impressão. Se seu e-mail é um apelido engraçadinho, crie um apenas com seu nome. Gatinho@, vampirinha@ não pegam bem.
10. Apresente-se logo.