Titulação materiais texteis
-
Titulação dos Materiais Têxteis
_________________________________________________________
_________________________________________________________
Sistemas de Titulação dos materiais têxteis
Magaly Pittoli
Esta apostila apresenta todos os sistemas de titulação existentes para fios têxteis e os cálculos envolvidos, além de uma lista de títulos que já cairam em desuso, mas que estão aqui apresentados servindo como um histórico da evolução dos sistemas de titulagem. Fios são formados por um conjunto de fibras entrelaçadas, que formam um cilindro de diâmetros irregulares ao longo de seu comprimento.
Pode ser, também, formado por filamentos contínuos, no
caso de seda, fios artificiais e sintéticos, ou por vários cabos (fios singelos) retorcidos.
Por causa desta irregularidade e, pelo fato do fio têxtil ser macio, flexível e deformável, é impossível medir o seu diâmetro, seja a olho nú, ou com auxílio de aparelhos micrométricos.
Havendo a necessidade de classsificar os fios, estabelecendo-se parâmetros de comparação que servisse de orientação nas transações comerciais ou no seu uso para a fabricação de determinado tecido, criou-se uma forma indireta de expressar a "grossura" média de um fio, fazendo uma correlação entre peso e comprimento dos materiais têxteis. Esta classificação se estende aos demais produtos de fiação, como manta, mecha, pavio, cabos, cordas, fibras, filamentos.
Comparando-se dois fios de mesmo comprimento, fabricados com a mesma matéria-prima, tornase evidente que terá maior peso o fio que apresentar maior diâmetro, ou, então, se os fios tiverem o mesmo peso, o de menor comprimento apresentará maior diâmetro.
No entanto, há outras variáveis que influem no diâmetro do fio:
• Matéria-prima: as fibras possuem densidades diferentes. Como o título expressa uma relação entre peso e comprimento, uma densidade maior significará um peso maior, mesmo entre dois fios de mesmo diâmetro.