Titulação de fios
Fios são um conjunto de fibras irregulares entrelaçadas , assim formando o seu comprimento. A maioria das fibras têxteis não passam de alguns centímetros de comprimento, sendo assim necessário o processo de fiação. tipos de fiação.
Fio penteado:Este fio passa por um equipamento que se chama penteadeira, tal processo confere uma qualidade superior ao fio.Mas devido a retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, elevando o custo de fabricação e por consequência o preço do fio.
Fio cardado: Este fio não passa pela penteadeira por isto possui fibras curtas, o que contribui para a formação de pelling e neps.
Fio OPEN END: Este é o método mais pratico para a produção de fios, por ter um fluxo de maquinas reduzido, é utilizado para aproveitar resíduos de outro sistema de produção especifico, o ANEL.Este sistema por sua vez apresenta melhores resultados com as fibras mais curtas do que o processo em ANEL.Geralmente as fiações tem uma linha de fios ANEL e outra linha de fios OPEN END. tipos de fios.
Bontonê:Tecido fantasia com efeito de coco ralado, produzido com fios fantasia do mesmo nome e que tem, pequenas bolotas de fibras enroladas.
Flamê:Tecido produzido com o fio fantasia do mesmo nome, que apresenta pontos mais grossos e pontos mais finos.
Bouclê:Tecido com efeito fantasia de laçadas, resultando numa textura crespa, produzindo com um fio fantasia do mesmo nome.
Chenille: Fio de pelo que é uma tira estreita de tecido com uma superfície com pelo, produzida por uma técnica mais complicada do que a produção de um fio. tipos de filamento.
Filamento continuo:Resultam da extrusão de um polímero através de um orifício, podendo o polímero encontrar-se em fusão, sendo posteriormente arrefeito ou em solução. O “trilobal” é um tipo de filamento continuo, na qual a denominação deve-se ao corte