Trabalho de textil II
THIAGO CASTRO
TITULAÇÃO DE FIOS TÊXTEIS
Relatório apresentado ao curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Materiais Têxteis II, sobre a orientação da professora Samira da Silva Mendes.
APUCARANA
2014
1. Objetivo
Identificar a titulação do fio através de pesagem e cálculos matemáticos.
2. Introdução
Os fios são conjunto de fibras entrelaçadas, que formam um cilindro de diâmetros irregulares ao longo do seu comprimento. Essa grande irregularidade revelada nos mencionados diâmetros torna-se impossível de ser medida a olho nu ou, mesmo, com o auxilio de aparelhos micrométricos.
Devido às suas diferenças criou-se a necessidade de classificação dos fios para sua comercialização. Para isso foi criado uma forma de descobrir, indireta ou diretamente, o seu diâmetro; que assim ficou conhecido como titulação de fios.
Tipos de titulações
Indireta: é feita pelo comprimento de um determinado peso de fibras, fios ou retrós. O titulo é especificado como número, símbolo N; cuja formula é: N= Comprimento/Peso
Direta: é feita pelo peso de um determinado comprimento de fibra, fio ou retrós. O titulo é especificado com finura, símbolo T*; cuja formula é: T= Comprimento/Peso
Número é comprimento de um fibra, fio ou retrós, que resulta em um determinado peso. Quanto mais fina uma fibra, um fio ou um retrós, tanto mais alto o número. Titulo ou também finura é o peso de um determinado comprimento de uma fibra, um fio ou um retrós. Quanto mais fina uma fibra, fio ou retrós, tanto mais baixo o titulo ou a finura. Quando a substância ou massa da fibra diminui, na secção transversal ou na unidade de comprimento, diminui também o titulo ou a finura e vice-versa. (ERHARDT at al., 1975 P.16)
3. Materiais utilizados
Quatro cones de fios, Balança Analítica e Aparelho Aspa.
4. Procedimento das análises
Na analise foram utilizados quatro cones