Titulação de fio
2) OBJETIVO: Determinar o Título das Amostras.
3) INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.1) TITULAÇÃO Os fios são um conjunto de fios entrelaçadas, que formam um cilindro de diâmetros irregulares ao longo do seu comprimento. Essa grande irregularidade revelada nos mencionados diâmetros torna-se impossível de ser medida a olho nu ou, mesmo, com o auxílio de aparelhos micrométricos. (1) Havendo necessidade de classificar os fios, estabelecendo as necessárias diferenças entre os mesmos e servindo de orientação nas transações comerciais, no seu uso para a fabricação de determinado tecido ou na comparação de um fio com outro, foi então, criada uma forma de ser expresso, de forma indireta, o seu diâmetro, o que ficou conhecido como “titulação de fios” ou “numeração de produtos de fiação”, de vez que o mencionado processo se estende aos demais produtos, tais como a manta, a fita, o pavio, o filamento, etc. (1) Comparando-se dois fios fabricados com a mesma matéria-prima, de mesmo comprimento, torna-se evidente que terá maior peso o que apresentar maior diâmetro, ou então, se os fios tiverem o mesmo peso, o de maior comprimento apresentará menor diâmetro. (1) A titulação está dividida, preliminarmente, em: Titulação de produtos singelos e Titulação de produtos retorcidos. (1)
3.2) TITULAÇÃO DE PRODUTOS RETORCIDOS:
A titulação de fios singelos é aquela que determina o número do fio quando este se apresenta isoladamente, isto é, sob a forma de um único fio. (1)
Esta titulação é representada pela oposição de um apóstrofo (‘) seguida da letra “s” (abreviatura de singelo). (1)
3.3) TITULAÇÃO DE PRODUTOS RETORCIDOS:
Chamamos de fios retorcidos àqueles formados por dois ou mais fios que foram retorcidos entre si. É comum encontrarmos a palavra cabo para designar cada um dos componentes de um fio retorcido. (1)
A representação da titulação de produtos retorcidos faz-se segundo os seguintes critérios: (1)
a) Retorção de fios de mesmo título:
Quando um