trabalhos multiplos
Os fios são conjunto de fibras entrelaçadas, que formam um cilindro de diâmetros irregulares ao longo do seu comprimento. Essa grande irregularidade revelada nos mencionados diâmetros torna-se impossível de ser medida a olho nu ou, mesmo, com o auxilio de aparelhos micrométricos.
Havendo necessidade de classificar os fios, estabelecendo as necessárias diferenças entre os mesmos e servindo de orientação nas transações comerciais, no seu uso para a fabricação de determinado tecido ou na comparação de um fio com outro, foi então criada uma forma de expressar, o diâmetro do fio, o que ficou conhecido como "titulação" de fios ou "numeração" de produtos de fiação, de vez que o mencionado processo se estende aos demais produtos, tais como mantas, fitas, pavios, filamentos, etc.
A titulação está dividida em dois grandes grupos, partindo cada um deles de princípios diferentes:
Grupo Indireto;
Grupo Direto.
Titulação de produtos Singelos
A titulação de fios singelos é aquela que determina o número do fio quando se apresenta isoladamente, isto é, sob a forma de um único fio.
Titulação de produtos Retorcidos
Chamamos de fios retorcidos àqueles que são formados por dois ou mais fios (ou cabos), os quais foram retorcidos entre si. É representado seguindo os seguintes critérios:
Retorção de fios de mesmo titulo: faz-se a representação escrevendo o título de um dos cabos seguido de uma barra (/) acompanhada pelo número de cabos que compõem o fio.
Ex: 30/2, 40/3.
Quando da retorção de filamentos contínuos, a representação é feita escreven¬do-se o número de cabos, seguido do título de cada cabo e do respectivo número de filamentos. Ex.: 2/140/30, 3/150/32.
Retorção de fios de vários cabos de títulos diferentes: coloca-se o sinal de adição entre os cabos componentes.
Ex.: 28+24+22,18+20+21+24.
Título resultante de um fio