titulação do leite de magnesia e vinagre
Esta experiência teve como objetivo determinar o teor de hidróxido magnésio em leite de magnésia e a concentração de ácido acético em amostra de vinagre comercial por meio da técnica de retrotitulação de uma base pouco solúvel.
O hidróxido de magnésio é uma base e em suspensão é conhecido comercialmente como leite de magnésia, sendo pouco solúvel em água e é usualmente utilizado como antiácido para perturbações gástricas causadas pela produção excessiva de ácido estomacal, possuindo, também, efeito laxativo.
O vinagre é um produto da transformação de uma mistura hidroetanólica, que é resultado de uma fermentação alcoólica, em ácido acético através de fermentação acética por bactérias acéticas que utilizam o oxigênio do ar para realizar a oxidação do álcool. O mesmo apresenta em sua composição ácido acético, etanol residual e diversas substâncias não voláteis.
O hidróxido de magnésio e o ácido acético, por serem base e ácido, respectivamente, possibilitam suas quantificações através de titulação volumétrica de neutralização, baseando-se na reação da espécie química em estudo com uma outra espécie em solução, sendo essa a solução-padrão cuja a concentração é exatamente conhecida. (BACCAN, N. 2001 p.215).
O hidróxido de magnésio, por apresentar características que não possibilitam titulação direta, sendo pouco solúvel e como consequência com difícil visualização do ponto de equivalência, faz-se necessário utilizar-se da retrotitulação. A retrotitulação baseia-se na adição em excesso de um titulante padrão e então determina-se a quantidade excedente por retrotitulação com um segundo titulante padrão.
No caso do hidróxido de magnésio, a reação de neutralização é realizada totalmente adicionando-se uma quantidade excessiva de uma solução ácida padrão secundária, no caso a solução aquosa de HCl, e em seguida o excesso que não reagiu com o Mg(OH)2 é titulada com uma solução padrão secundária de NaOH (uma base).
Procedimento Experimental
A