Determinação de teores ácidos e básicos
Para a determinação dos teores ácidos e básicos em determinadas amostras são necessários alguns conceitos como, por exemplo, o de massa. A massa de um corpo é uma grandeza física que designa a quantidade de matéria que ele possui, a qual é geralmente medida em gramas. É a massa de um corpo que determina a força exercida pelo seu campo gravitacional. A massa pode ser considerada também como uma medida direta da oposição que um determinado corpo oferece à mudança no seu estado de movimento, ou seja, como uma medida da inércia. Outro conceito importante é o de volume, que representa à medida que este corpo ocupa no espaço.
Para este experimento foram fornecidas duas amostras, uma delas é o vinagre. O vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações, sendo a primeira, uma fermentação alcóolica seguida por uma fermentação acética.
Na fermentação alcóolica ocorre à transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre.
O outro material fornecido foi o leite de magnésia, um antiácido. Antiácidos são substancias que são utilizadas para neutralizar o pH do estômago, ou seja, quando o ser humano está sentindo alguns sintomas de acidez no estômago, é utilizado o antiácido para regular o pH e amenizar estes sintomas. Portanto, ele tem um teor básico.
A determinação do teor de ácido acético em vinagre é feito através da titulação potenciométrica. Na titulação potenciométrica, também chamada de potenciometria relativa, mede-se a f.e.m.da célula no curso da titulação. As titulações, como sabemos, são acompanhadas de variações bruscas de concentração nas imediações do ponto de equivalência, o que provoca uma variação brusca no potencial do eletrodo indicador e, portanto, também na f.e.m. da célula. A titulação potenciométrica é uma técnica de localização do ponto final na análise volumétrica, aplicável sempre