Relatório de Química Experimental - Análise Volumétrica
ENGENHARIA
Prática n° 11 (20/05/2014)
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Disciplina: Química Experimental
Professor (a):
VILA VELHA
MAIO - 2014
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório do Curso de Graduação em
Engenharia
Civil apresentada a
Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química
Experimental sob orientação do professor
VILA VELHA
MAIO - 2014
2
1. INTRODUÇÃO
Análise volumétrica é aquela que permite determinar a concentração de uma solução e este processo se baseia na medida dos volumes das soluções reagentes.
Também conhecida como volumetria, consiste na análise química quantitativa da concentração de uma solução a partir de uma solução padrão.
Volumetria por neutralização (reação ácido base)
A análise, neste caso, ocorre entre um ácido e uma base. Exemplo: essa análise é usada para determinação da concentração de HCl (ácido clorídrico) através de uma solução padrão de NaOH (hidróxido de sódio).
2. OBJETIVOS
Através de uma solução conhecida determinar uma outra solução por meio de titulação. Lembrando sempre de utilizar neste método um indicador ácido-base.
3. MATERIAL
3.1. Béquer
O béquer é um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior. Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para esses materiais, podendo medir volumes muito pequenos, de poucos mililitros, até volumes maiores, com vários litros.
3.2. Ácido clorídrico – HCl
O Ácido clorídrico é um ácido inorgânico forte. Isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Em sua forma comercial é também conhecido como Ácido
Muriático. É um líquido incolor ou levemente amarelado. Altamente higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, por isso o frasco deve permanecer bem vedado
3