Determina O Do Teor De Cido Ac Tico No Vinagre
1.1-Análise Titrimétrica
A análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa efetuada pela determinação do volume de uma solução padrão primária que reage quantitativamente com um volume conhecido da solução que contém a substância a ser determinada. A quantidade da substância a ser determinada calcula-se a partir do volume da solução padrão que foi usado, da equação química e das massas moleculares relativas dos compostos que reagem.Na análise titrimétrica, o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância que se titula é o titulado ou analíto.
O processo de se juntar a solução padrão até que a reação esteja completa é a titulação, e a seu término a substância a ser determinada está titulada. Seu ponto final chama-se ponto de equivalência. Este final deve ser identificado por alguma mudança, produzida pela própria substância padrão ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador (VOGEL, 2002). A mudança é causada pelo desaparecimento do analito ou pelo aparecimento de um excesso de titulante(HARRIS, 2005).
Depois de a reação entre a substância e o padrão estar praticamente completa, o indicador deve provocar uma modificação visual nítida na solução. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação. O indicador e as condições experimentais devem ser escolhidos de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto for possível.
Existem, basicamente, quatro tipos de reações na análise titrimétrica: reações de complexação, reações de precipitação; reações de oxiredução e as reações de neutralização (ou acidimetria e alcalinometria)(VOGEL, 2002)
1.2- Curvas de Titulação ou Neutralização
É possível calcular o pH de uma solução sendo titulada em cada ponto da titulação, se forem conhecidas as concentrações do ácido e da base.O pH de uma solução que está sendo titulada pode ser colocado em um gráfico sob forma de curva de titulação, que mostra a variação do