TRABALHO NR05 CIPA
CIPA
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
História...
Originada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1944, a
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA completará 70 anos de existência no dia 10 de novembro de 2014. Coube a ela o mérito pelos primeiros passos decisivos para a implantação da prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.
A CIPA surgiu quando a sociedade e alguns empresários já tinham detectado a necessidade de se fazer alguma coisa para prevenir acidentes do trabalho no
Brasil. Em 1941, no Rio de Janeiro, foi fundada a Associação Brasileira para
Prevenção de Acidentes (ABPA). A CIPA tem sua origem no artigo 82 do
Decreto-Lei 7.036, de 10 de novembro de 1944...
Objetivo
Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. FOTO
Quais empresas devem ter CIPA?
As empresas devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Treinamento da CIPA
Como a CIPA é composta?
Na organização, a CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
“Quando o estabelecimento não se enquadrar no
Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva” (5.6.4).
Quem designa os representantes da CIPA?
Os representantes dos empregadores;
Titulares;
Suplentes;
Os mesmos