Relatório ácidos e bases
Introdução:
O objetivo deste relatório é descrever como foi realizado o experimento da aula prática, onde pode ser observado o comportamento de indicadores em meio ácidos e básicos.
“As palavras, ácido e base são de uso comum, não fazendo parte apenas do vocabulário dos químicos. Muitas vezes nos referimos às frutas como ácidas, utilizamos produtos básicos, como soda cáustica para desentupir pias, dentre outros.” (BARBOSA, 2006).
As substâncias para serem classificadas como ácidas ou básicas dependem do valor do seu pH, sabe-se que: * Soluções neutras têm pH igual a 7; * Soluções ácidas têm pH menor que 7; * Soluções básicas têm pH maior que 7;
Uma forma de verificar a escala de acidez e basicidade de uma determinada substância pode ser através do uso de indicadores, que quando adicionados à uma solução apresenta uma característica de adquirir cores diferentes dependendo do pH da mesma. Esses indicadores podem ser de dois tipos, sintetizados pelo homem como fenolftaleína, tornassol, alaranjado de metila, entre outros, ou naturais obtidos através dos pigmentos encontrados em vegetais, como no repolho roxo onde está presente a antocianina, na cenoura onde está presente o betacaroteno, entre outros.
Objetivos:
O objetivo da prática, portanto, foi à visualização da mudança de coloração das soluções acidas e básicas na presença de indicadores sintetizados pelo homem e naturais, bem como a obtenção do indicador, antocianina presente no repolho roxo.
Materiais e Métodos:
3.1. Materiais: Para a realização dos experimentos foram utilizados os seguintes materiais: * Vinagre (Acido acético); * Refrigerante de limão (Sprite) * Agua Sanitária; * Bicarbonato de Sódio (NaHCO3); * Acido Clorídrico (HCL); * Hidróxido de Sódio