Relatório de permeabilidade - carga constante e variável
Em numerosas situações a água livre ou gravítica presente nos maciços rochosos não se encontra em equilíbrio hidrostático, mas sim em movimento, chamado percolação.
A água nos solos move-se quando ocorrem diferenças de carga hidráulica entre diversas regiões e movimento é dirigido para os pontos de menor carga hidráulica.
A permeabilidade do solo é representada pelo coeficiente de permeabilidade K, que pode ser obtido em laboratório através de dois tipos de ensaios. Para materiais granulares de alta permeabilidade é utilizado do ensaio de permeabilidade de carga constante e para os materiais de baixa permeabilidade é realizado o ensaio de carga variável.
O coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso, seu valor depende da viscosidade do fluído, do índice de vazios, do grau de saturação, do tamanho e da forma das partículas, etc.
A determinação do coeficiente de permeabilidade baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico e pode ser feita em laboratório através de permeâmetros.
O permeâmetro de carga constante é indicado para solos permeáveis ou arenosos, onde o coeficiente de permeabilidade é determinado medindo-se a quantidade de água, mantida a nível constante, que atravessa em um determinado tempo uma amostra de solo (CP) em altura conhecida.
O permeâmetro de carga variável é usado no experimento com solos finos ou argilosos, onde a descarga é medida na bureta, durante certo intervalo de tempo e assim que o nível decresce é anotado a diferença de nível encontrada.
O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc.
Materiais e Métodos
Para definição do