Permeabilidade
1.Introdução
O coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso. Seu valor depende da viscosidade do fluído, do índice de vazios, do grau de saturação, do tamanho e da forma das partículas, etc. Sua determinação baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, e pode ser feita em laboratório por permeâmetros (carga constante ou carga variável). O conhecimento do coeficiente de permeabilidade é importante em problemas de drenagem, percolação, rebaixamento de nível d’água e principalmente para o cálculo dos recalques do solo. Existe uma norma nacional que norteia este ensaio a NBR 13292 - Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares a carga constante e NBR 14545 – Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos a carga variável.
2.Objetivo
Proceder a realização do ensaio de permeabilidade através dos permeâmetros de carga constante e carga variável em corpos de prova deformados de solos para a obtenção do coeficiente de permeabilidade.
3.Equipamentos
Peneira Nº.4, balança, permeâmetros, destilador e desaerador de água, bureta, termômetro, proveta, reservatório de água com extravasor, argila plástica para vedação, tela de arame com malha de
2,0mm, anéis plásticos, etc.
4.Preparação do Corpo de Prova (CP)
Realiza-se o ensaio de compactação para a obtenção da curva de compactação do solo ensaiado;
Compacta-se o corpo de prova na umidade desejada (em geral a umidade ótima);
Utilizar um CP indeformado com amostra obtida do local desejado (cuidado especial com a profundidade que se deseja ensaiar).
5.Procedimento do Ensaio
Transfere-se o CP para o cilindro do ensaio de permeabilidade, colocando-se sobre a pedra porosa do cilindro uma camada de areia grossa e a tela metálica. Instala-se um anel plástico sobre a porção do material que ficará