Relatorio de Permeabilidade
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL - DEC
RELATORIO DE PERMEABILIDADE
SÃO CRISTÓVÃO/SE
NOVEMBRO de 2014
ALEXANDRE DALA BERNARDINA FILHO dala_alexandre@hotmail.com BRUNO CERQUEIRA GUIMARAES bruno.bpguimaraes@yahoo.com.br FABIO LIMA FRANÇA fabiolf9@gmail.com GABRIEL LIMA FIGUEREDO gabriel.figueredo92@gmail.com JEFFERSON DA COSTA ANDRADE jeffandrade8@gmail.com MATHEUS LIMA ABREU matheus.abreu@aliancatur.com RELATÓRIO DE PERMEABILIDADE
Relatório referente à atividade em laboratório da disciplina Mecânica dos Solos II, ministrada pela Prof. Erinaldo Cavalcante, no
Departamento de Engenharia Civil da
Universidade Federal de Sergipe.
SÃO CRISTÓVÃO/SE
1. INTRODUÇÃO
Um dos principais obstáculos da construção civil é a presença da água no solo e a sua interação com ele. Com base nisso, é de extrema importância o conhecimento desse comportamento, em particular no ramo da Engenharia, para que dessa forma haja a possibilidade de evitar ou de solucionar futuros problemas. Uma forma de analisar essa interação é o estudo da permeabilidade do solo, ou seja, a capacidade do solo em permitir a passagem de água através de seus vazios. Essa capacidade é expressa através do coeficiente de permeabilidade e irá depender essencialmente da granulometria desse solo.
De acordo com a Lei de Darcy para escoamento laminar, a velocidade de percolação da água no solo é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico e ao coeficiente de permeabilidade, ou seja:
Por sua vez, o gradiente hidráulico é definido pela perda de carga por percolação dividida pelo comprimento do solo na direção da percolação, isto é:
Já a vazão será definida pelo produto da velocidade aparente de percolação e a área da secção transversal da amostra de solo, de acordo com a seguinte equação:
Ou ainda,
O coeficiente de permeabilidade pode ser determinado tanto por fórmulas empíricas