Técnico
Queria desde já fazer uma pequena alusão ao título “A riqueza e a pobreza das nações” que se assemelha em muito com “A riqueza das Nações” de Adam Smith que no meu ponto de vista de mero leitor me não parece inocente.
Landes faz uma análise sobre este tema numa perspetiva histórica, analisando-a como um processo, tentando entender como as comunidades globais conseguiram atingir (ou não) o progresso e a riqueza material em desabono de outras que não o conseguiram alcançar – por inúmeros motivos. Esses motivos, mesmo sendo diferentes de caso para caso, mantêm uma forte e complexa interação de acontecimentos históricos e ligações culturais, que são amplamente documentos e discutidos pelo autor. O historiador norte-americano defende a sua tese sem preconceitos fazendo alusão a fartos exemplos e agressivas opiniões para explicar os seus fundamentos e as linhas de força dos mesmos.
Landes, consegue num livro de cerca de 700 páginas fazer alusão a quase mil anos de História. Insere nesses mil anos o predominante desenvolvimento europeu e ainda a prosperidade ocidental devido à interação de uma sociedade fundamentada na liberdade e abertura, objetivada no trabalho e no saber, conduzindo-a assim a um aumento de produtividade generalizado.
Um fantástico livro com uma abordagem simples, para que qualquer leitor o consiga entender, faz uma alusão à criação de riqueza, às trajetória de vencedores e vencidos, e à ascensão e queda de nações, com base em abundantes e consistentes exemplos demonstradores de um profundo conhecimento de Landes.