relatorio de impermeabilidade de solo
LEONARDO LIMA
WESLlEY SANTOS ferreira
WITALO BARBOSA DE SOUZA
Relatório de ensaio de permeabilidade
Guarulhos
2015
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO.
2 - OBJETIVO
3 - EQUIPAMENTOS
4- PREPARAÇÕES DA AMOSTRA
5 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
6 - CÁLCULOS
7 - RESULTADOS
8 - ANEXOS
9 - BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
Permeabilidade é a propriedade que representa uma maior ou menor dificuldade com que a percolação da água ocorre através dos poros do solo. Nos materiais granulares não coesivos como as areias, por exemplo, há uma grande porosidade o que facilita o fluxo de água através do solo, enquanto que nos materiais finos e coesivos como as argilas, ocorre o inverso o que torna este tipo de material ideal para barragens por apresentar baixa permeabilidade.
A permeabilidade do solo é representada pelo coeficiente de permeabilidade K, que pode ser obtido em laboratório através de dois tipos de ensaios. Para materiais granulares de alta permeabilidade é utilizado do ensaio de permeabilidade de carga constante e para os materiais de baixa permeabilidade é realizado o ensaio de carga variável.
O coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso. Seu valor depende da viscosidade do fluído, do índice de vazios, do grau de saturação, do tamanho e da forma das partículas, etc. Sua determinação baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, e pode ser feita em laboratório por permeâmetros (carga constante ou carga variável). O conhecimento do coeficiente de permeabilidade é importante em problemas de drenagem, percolação, rebaixamento de nível d’água, recalques, etc.
2. OBJETIVO
Realização do ensaio de permeabilidade através dos permeâmetros de carga constante e carga variável em corpos de prova deformados de solos para a obtenção do coeficiente de permeabilidade.