Relatório de quimica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO Nº 6
REAÇÃO QUÍMICA
Belém-PA
2013
1. RESUMO
O presente trabalho foi feito com o objetivo de determinar o teor de um constituinte numa determinada amostra através da reação do constituinte com uma substância padrão em solução. Para que esse objetivo pudesse ser alcançado, foram feitos quatro experimentos, cada um com seus objetivos específicos e particularidades. Ao longo deste relatório, será apresentada uma descrição detalhada de cada um deles, bem como os resultados obtidos a partir da execução dos mesmos.
2. INTRODUÇÃO
Soluções aquosas podem ser ácidas, neutras ou básicas. Uma solução ácida pode ser reconhecida por um conjunto de propriedades características, tais como mudar a cor de certas substâncias denominadas indicadores ácido-base; neutralizar as propriedades características das soluções básicas e possuir, a 25 °C, pH abaixo de 7.
Uma solução básica por sua vez, pode ser reconhecida, também, por um conjunto de propriedades características, tais como: mudar a cor dos indicadores ácido-base; neutralizar as propriedades características das soluções ácidas e possuir, a 25 °C, pH acima de 7.
Conhecendo a concentração da base, pode-se determinar a concentração do ácido. Isto é feito por um processo denominado titulação, onde, adicionando uma das soluções à outra por intermédio de uma bureta, é possível calculá-la, por meio de um indicador ácido-base conveniente.
A titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, já a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.