lipidios
A escolha correta dos alimentos, num equilíbrio e proporção, oferece a combinação adequada para fornecimento de energia que supera a manutenção das funções, mas favorece um melhor desempenho das funções, e permite um desenvolvimento das funções físicas (MONTANARI et al. 1998; MORAIS; 2004).
A boa nutrição depende de uma alimentação saudável e equilibrada, pois é necessário fornecer a células não só quantidades mais também variedades de nutrientes, que são muito importantes para o bom funcionamento do corpo.
Nutrição pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento até sua assimilação pelas células. Envolve a digestão das moléculas orgânicas que compõem os alimentos e a absorção, pelas células corporais, dos produtos resultantes (AMABIS; MARTHO, 2010 p.346)
Para uma alimentação saudável deve ser ingerido o tipo, quantidade e qualidade correta de alimento, para melhor compreensão serão analisados os seguintes nutrientes necessários para o corpo carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas.
1.1- Carboidratos Também chamados glicídios, ou hidratos de carbono. Nutriente orgânico cuja sua principal função é fornecer energia às células, desse modo é conhecido como nutriente energético juntamente com os lipídios. Alimentos ricos em carboidratos são o mel a cana de açúcar, pães, massas, e cereais que contém amido (AMABIS; MARTHO, 2010 p. 346).
1.2- Lipídios
Chamados de gordura fornecem energia para células, e facilitam determinadas reações químicas que ocorre no organismo. Alimentos ricos em lipídios são a manteiga, o toucinho e as carnes gordas, que contem glicerídeos sólidos (gorduras), além de sementes de plantas como o amendoim e a soja, ricas em glicerídeos líquidos (óleos). (AMABIS; MARTHO, 2010 p.346).
1.3- Proteínas
São macromoléculas formadas por pequenas moléculas de