fichamento
“O estudo social, a perícia, o laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social.” (pag. 41)
“O que é solicitado ao profissional assistente social não é o conhecimento jurídico, ou a interpretação da lei, mas o conhecimento específico do Serviço Social, de formaque sua apresentação, por meio do estudo social, contribua para a justa aplicação da lei. Então ele necessita saber, essencialmente, dos fundamentos do Serviço Social, da realidade social da criança e do adolescente, da família, da sua relação com as políticas sociais, a cidade, o trabalho, etc.” (pag. 42)
“Quando o assistente social é solicitado a oferecer um laudo, um parecer social, cabe a ele, portanto, definir os meios necessários para construí-los: em que nível e quais conhecimentos precisa ter acesso, se necessita de entrevistas, com quem e quantas, se deve realizar visitas domiciliares e/ou institucionais, se precisa estabelecer contatos variados, se deve consultar material documental e bibliográfico e quais, etc.” (pag. 42)
“O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social.” (pag. 43)
“A perícia, no âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz formar a sua convicção para a tomada de decisão.” (pag. 43)
“O relatório social, no sistema judiciário, seu uso é muito comum no trabalho junto as Varas da Infância e da Juventude, e se dá com a finalidade de